domingo, 17 de novembro de 2013

Dia da Conciência Negra... 20 de Novembro!!!

 beautiful

O Dia Nacional da Consciência Negra 1 é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
 REFERÊNCIA
LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.. República Federativa do Brasil. 

<3 
Me diz que sou ridículo,
Nos teus olhos sou mau visto,
Diz até tenho má índole
Tu me achas bonito, lindo!
Ilê Aiyê...!

Locs 
Negro é sempre vilão
Até meu bem provar que não
É racismo meu? Não

dreads :))) 
Todo mundo é negro,
De verdade é tão escuro,
Que percebo a menor claridade,
E se eu tiver barreiras?
Pulo não me iludo não,

Dread Love 
"Com essa" de classe do mundo,
Sou um filho do mundo,
Um ser vivo de luz
Ilê de luz

Ilê De Luz

*** Ilê Aiyê ***


great dreads


Nenhum comentário:

Postar um comentário